quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Chegando no mercado...

A Ford já lançou um utilitário com o motor hibrido. O Ford Escape Hybrid.
Até 2005, a maioria dos carros híbridos eram pequenos e não tinham muita potência de motor ou espaço para carga. O Ford Escape Híbrido muda tudo isso.

O Escape Híbrido é um SUV (Veículo Utilitário Esportivo) que faz até 57 quilômetros por litro. Isso não o faz tão eficiente como alguns híbridos, mas faz com que uma família de quatro pessoas economize bastante na hora de abastecer.



Em um sistema híbrido completo, o motor à gasolina e o motor elétrico podem funcionar separadamente ou ao mesmo tempo. O sistema híbrido do Escape opera em quatro fases.

1. Iniciar/parar - quando você vira a chave de ignição do Escape Híbrido, o motor elétrico começa a funcionar. O motor elétrico, por sua vez, inicia o motor à gasolina. O carro então executa uma série de checagens para determinar se pode mudar para o modo apenas elétrico: ele checa se as baterias estão carregadas, se as temperaturas de operação estão normais e se as configurações de controle de clima interior estão dentro do limite apropriado (a configuração máxima do ar condicionado requer que o motor à gasolina esteja funcionando). Se tudo estiver funcionando, o motor será desligado deixando o carro funcionando apenas sob a energia elétrica. Este processo leva apenas um ou dois segundos.
Quando você vai parar o Escape Híbrido, o motor à gasolina desliga. O carro funciona apenas no modo elétrico enquanto você espera em um sinal fechado ou em um drive-thru. A Ford fez trabalhou bastante para fazer os ciclos de liga/desliga do motor à gasolina o mais suave possível, mas foi verificada uma pequena vibração no veículo quando o motor foi ligado ou desligado. Isto é comum em todos os carros híbridos.

2. Direção elétrica - quando o escape Híbrido acelera depois de uma parada, ele o faz sob energia elétrica. Motores elétricos são bons em gerar força em faixas baixas de rpm, então são perfeitos para esta finalidade. A cerca de 40 km/h, o motor à gasolina começa a voltar. Se você está dirigindo no tráfego pesado da cidade, poderia utilizar durante todo o dia apenas a energia elétrica. O motor elétrico e o motor à gasolina operam em paralelo em estradas de alta velocidade.

3. Freios regenerativos - sempre que você pisa no freio em um carro, a energia mecânica do movimento do carro é dissipada como calor. Em um carro híbrido, os freios pegam parte dessa energia e, usando o motor elétrico como um gerador, colocam essa energia nas baterias. É por isso que, atualmente, os híbridos obtêm melhor desempenho em iniciar/parar quando dirigidos na cidade do que quando dirigidos em estradas de alta velocidade. Toda luz vermelha recarrega as baterias.
Para maximizar a energia dos freios regenerativos, é importante parar gradualmente. Pisar com força nos freios ativa o sistema regular de freios anti-trava e a energia é desperdiçada.

4. Cruzamento elétrico assistido - em estradas de velocidades moderadas (de aproximadamente 80 a 110 km/h), o motor à gasolina faz a maior parte do trabalho. Ele é mais eficiente nessa faixa de velocidade. Porém, devido ao Escape Híbrido ter um pequeno motor quatro-cilindros, ele necessita de uma pequena ajuda para fazer a passagem do motor elétrico para o motor à gasolina. Quando é necessario acelerar mais o carro, o motor elétrico contribui e adiciona a sua potência ao motor à gasolina.

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