A invenção do motor a vapor, por Thomas Savery, no séc. XVIII, deu início à Revolução Industrial, facilitando a produção em massa nas fábricas e os transportes. Ele foi aperfeiçoado por James Watt, que tinha o costume de comparar seus motores à cavalos, que eram o único meio de transporte anterior à sua invenção. Por isso a potência dos motores é medida em “cavalos” ou HP (horse power).
No final do séc. XIX, a invenção dos motores a explosão marcariam o maior avanço no setor de transportes, pois viabilizaria a produção de automóveis e aviões que, com o motor a jato tornariam corriqueiras as longas viagens.
O primeiro motor de combustão interna, construído em 1860 pelo belga Étienne Lenoir , era movido a gás de carvão, tinha um único cilindro e consumia muito combustível. Um motor melhor foi construído em 1876 por um engenheiro alemão, Nikolaus August Otto, que reinventou o princípio do motor de quatro tempos (ciclo Otto), proposto pela primeira vez em 1862 e em seguida esquecido. O motor de quatro tempos é utilizado na maior parte dos automóveis atuais.
A partir dai, os motores à combustão interna foram convencionados a serem utilizados em automóveis devido as suas ótimas características, como a flexibilidade para rodar em diversas velocidades, potência satisfatória para propulsão de diversos tipos de veículos, e poderia ter seus custos reduzidos para produção em massa. Portanto, os motores a combustão interna continuarão sendo nos próximos anos a principal forma de propulsão dos veículos, justificando as intensas atividades de pesquisa e desenvolvimento que estão sendo feitas, a nível mundial, no sentido de atender aos desafios de redução das emissões de poluentes e de adequação ao uso de combustíveis alternativos.
Nosso objetivo com esse trabalho é entender a evolução tecnológica que estes motores sofreram até hoje, e para isto vamos discorrer sobre os diversos tipos e seus mecanismos de funcionamento. O conhecimento amplo sobre a mecânica dos motores é primordial para a base de novas pesquisas sobre o tema e desenvolvimento de melhores tecnologias no futuro.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário